Quem Somos
Somos um grupo de profissionais dispostos a contribuir para a educação.
Para isso, criamos um espaço colaborativo para crianças, adolescentes, pais e educadores.
GIROTONDOBH adota como símbolo a dança de roda.
Lembra pessoas que se dão as mãos para festejar a vida.
Quando a roda se desfaz, voltamos para nossos afazeres com a certeza de que, mesmo separados, continuamos de mãos dadas.
Tudo o que fazemos alimenta a próxima dança de roda.
Formamos um corpo inteiro e somos movidos pela crença de que toda nossa dança nos faz participar de um GIROTONDOBH Universal.
O que fazemos
Organizamos espaços colaborativos de ajuda a estudantes,
famílias e educadores, como oportunidades de experiências de reflexão, relacionamento e aprendizagem.
Nossa proposta se concretiza por meio de atividades e percursos construídos a partir de conteúdos educacionais e pensados como oportunidades de incorporação de competências e habilidades socioemocionais.
Abordagem GIROTONDOBH
A Abordagem GirotondoBH usa a metáfora da mesa posta
Simboliza nossa condição humana de companheiros, aqueles que partilham o pão.
O pão repartido traz a energia que nos move nos afazeres do dia a dia.
Na realização do trabalho educativo, na família ou na escola, colocamos sobre a mesa a cultura, nosso jeito de habitar nossa casa comum e nela escrever nossa história.
A educação acontece no conviver e no habitar juntos.
A Abordagem GirotondoBH adota como estratégia a criação de espaços
A metodologia GIROTONDOBH adota como estratégia a criação de espaços de trabalho onde as ações e processos se concretizam por meio de percursos de aprendizagem.
Um percurso de aprendizagem nasce de uma situação, um problema, uma história, um caso.
Discutido e escolhido com as crianças, é organizado com a ajuda de um adulto, sempre que necessário. Cabe ao adulto observar, orientar e avaliar as ações desenvolvidas pelas crianças.
Os percursos de aprendizagem propostos pelo GirotondoBH
Os percursos de aprendizagem propostos pelo GIROTONDOBH se configuram como oportunidades para que a criança:
• manipule os objetos colocados à sua disposição;
• escolha uma atividade de cada vez e nela concentre a atenção;
• repita a atividade quando julgar que pode fazê-la ainda melhor.
Com liberdade cada vez maior de escolha e possibilidade de repetir
quantas vezes quiser cada exercício, a criança se auto educa e disciplina
constantemente e com sucesso.
Os percursos de aprendizagem propostos pelo GirotondoBH
Os percursos de aprendizagem propostos pelo GIROTONDOBH alimentam a curiosidade e seguem a lógica de que as perguntas desafiam a criança a buscar respostas, a imaginar possíveis soluções para um problema e a discutir melhores alternativas.
Cabe ao adulto incentivar e encantar a criança por meio de novas perguntas, novos problemas ou novas histórias.
Tais procedimentos configuram o incentivo à descoberta.
Equipe
Maíra LacChini
Pedagoga com Especialização em Neuropsicologia
Maíra atua como mediadora escolar na educação infantil e no ensino fundamental.
Trabalha com orientação de estudos e atendimento individualizado de crianças com dificuldades de aprendizagem, incluindo aspectos socioemocionais, e na criação e organização de rotinas e ambientes de estudo em domicílio.
Jonas LacChini
Mestre em Educação com Especialização em Metodologia do Ensino
Deborah LacChini
Psicopedagoga com Especialização em Artes
Deborah atua na elaboração de material pedagógico para acompanhamento escolar, com orientação de estudos e atendimento individualizado de crianças com dificuldades de aprendizagem, incluindo aspectos socioemocionais, e na criação e organização de rotinas e ambientes de estudo em domicílio.